O sonho do espanhol Rafael Nadal de conquistar quatro título de Grand Slam de forma consecutiva acabou nesta quarta-feira com a derrota para o compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, na fase de quartas de final do Aberto da Austrália. Uma lesão na perna esquerda incomodou o número 1 do ranking mundial da ATP durante a partida e o fez perder pelo segundo ano seguido nesta fase da competição realizada em Melbourne.
Nadal, que preferiu não falar sobre a natureza da contusão, aparentou ter chorado de dor durante o terceiro set do jogo, quando teve de pedir atendimento médico. "Este é um dia muito difícil para mim. Hoje (quarta) não pude fazer mais do que fiz. Ele (Ferrer) jogou em um nível muito alto", disse o tenista espanhol, que visivelmente não conseguia chegar em boas condições em todas as jogadas.
Pressionado durante a entrevista coletiva sobre sua lesão, Nadal acrescentou: "Não tenho que dizer o que senti na quadra, mas é óbvio que não estive no meu melhor. Tive um problema no início do jogo e, depois, disso, ele estava praticamente perdido", contou.
Amigos, Ferrer lamentou o que aconteceu com Nadal, mas comemorou muito a classificação às semifinais, em que enfrentará o britânico Andy Murray. "Essa foi uma grande vitória para mim. Mas não foi uma vitória de verdade. Ele (Nadal) estava jogando com uma lesão... e eu tive sorte. Mas joguei bem o meu jogo", afirmou.
Sobre o jogo
Favorito em quadra, o número 1 do mundo logo viu seu oponente, sétimo no ranking, vencer os dois primeiros games do set inicial. Esboçando uma recuperação, venceu o terceiro e, após sentir dores na perna esquerda, solicitou o atendimento médico. Retornando ao jogo, Nadal, viu Ferrer abrir 5 a 2 e ainda conseguiu vencer seu terceiro game, após forçar seu saque.
Assim como no segundo game, David Ferrer pecou em seu saque, dando a Nadal triplo break point, desta vez, no quarto game. Defendendo-se bem, o sétimo do mundo conteve as tentativas de Nadal, vitorioso após um erro não forçado do adversário. Com o jogo equilibrado, já em 4 a 5, Ferrer pressionou seu oponente e conseguiu fechar o primeiro set.
Nadal bem que tentou, mas no segundo set, não conseguiu novamente superar seu adversário. Após sair na frente no terceiro game, cravando 2 a 1 no placar, o número 1 nada por fazer para impedir que Ferrer assumisse o domínio do set, onde abriu uma larga vantagem, fechando o segundo set por 6 a 2, ao jogar nas falhas do melhor do mundo, que não conseguia chegar nas bolas mais difíceis devido à lesão na perna.
A apreensão na arena sobre uma provável desistência de Nadal aumentava. Em 2010, o número 1, também nas quartas de final, diante do britânico Andy Murray, desistiu da partida, sendo eliminado do Australian Open. Desta vez, o espanhol manteve-se em quadra até o final do duelo. No terceiro set, Nadal não conseguiu se recuperar fisicamente e sofreu a derrota por 6 a 3.
"Fiz meu jogo, fiz o que pude e estou feliz com a vitória, apesar dele ter sofrido essa lesão. Não foi uma vitória normal, todos sabem disso, mas agora tenho que me focar na partida contra Murray. Gostaria de agradecer todos que me apoiaram e viram eu dar o meu melhor", contou Ferrer ao final do embate.