Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nasce um novo time em Curitiba - Guardians Saints Caiuá Football

     Um novo time está nascendo em Curitiba, com o intuito de tornar mais acessível o futebol americano ao público curitibano, surge o Guardians Saints Caiuá Football.
     O Saints Caiuá terá time adulto e categorias de base de 14 a 16 com a modalidade de flag que é uma das variações de futebol americano, os treinos serão realizados aos sábado ás 14:00 no campo do conjunto Caiuá, aos enteresados em fazer parte dessa nova história é só comparecer ao local de treino para um try-out (seletiva de jogadores), portando RG em mãos, e se for menor de idade com a autorização assinada pelos pais ou responsáveis, roupas leves e chuteiras de preferência trava alta.
     Mapa do local de treino do Saints Caiuá:


    

15 comentários:

  1. Pessoal... Posso estar sendo injusto, mas me desculpem, preciso me pronunciar.... Francamente está ficando ridículo esse negócio de ter um milhão de times em Curitiba, sendo que efetivamente apenas 3 já tem nível, e um estreou fullpads esse ano... Citemos, em ordem de fundação, com classificação [FP] (fullpads) e [SP] (sem pads): Brown Spiders [FP], Crocodiles [FP], Hurricanes [FP], Black Sheep [SP], Busters [SP], Legends [SP], Predadores [FP], Red Dragons [SP], Saints [SP].

    Parem e pensem. Os três já bem estabelecidos têm em seus elencos mais de 50 jogadores, a grande maioria de alto nível. O mais recente FP já tem mais de 40 atçletas também. Agora restam cinco times. Vocês acham, sinceramente, que dá para meter mais de 60 atletas DE NÍVEL em cada um desses times, levando em conta que ainda devem ir mais 20 para o Predadores? Estamos falando de mais 320 jogadores de nível, além dos que já estão atuando. Estamos falando de jogadores pesados e ágeis para a linha, fortes e rápidos para a defesa, pelo menos mais 15 quarterbacks etc etc etc...

    Sinceramente, entupir uma única cidade de times não contribui para a evolução do esporte, e sim para que passemos a ter uma imagem de amadorismo. É minha sincera opinião, não procuro briga nem nada, mas de fato quatro times fullpad aos poucos vai se mostrando o "limite" da cidade para que todos tenham realmente atletas de alto nível. Talvez até caiba um quinto time, mas não vamos ter capacidade para termos 10 equipes em uma mesma cidade, e todas em nível, no mínimo, razoável.

    De toda forma, boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que o objetivo de qualquer time é ter um alto nivel, e que isso não vem do dia pra noite, e que assim como qualquer coisa na vida é feita de ciclos, batalhas, reviravoltas.
    A verdade é que FA veio para o Brasil e pra ficar, exemplo disso é os campeonatos que acontecem de alto nivel, os times e o publico que cada vez mais comparesse. Qualquer tipo de conclusao, eh preciptada demais, já pensaram o que seria do tradicional futebol, quando Charles Miller trouxe para o Brasil.
    Talvez nao houvesse Pelé, Garrincha, nem Ronaldo, gente que nasceu no campo de terra com os pés descalços.
    Meu intuito, nao eh provar nada,nem defender e nem agredir, mas acredito que qualquer grande feito começa com pequenos movimentos. O FA, pode não ser pra mim, nem para ou vizinho, mas isso só vamos sabe experimentando.
    Parabens aos Grandes, e força aos novos, antes vencer Grandes tipos, precisamos vencer nós mesmos, e nossas próprias limitações.
    Nenhum homem nasceu grande ou andando, em vamos todos caminhar juntos pelo bem do esporte, e para felicidade do publico.

    Talvez em breve teremos, serie A,B,C do FA, esse post esteja naturalmente desatualizado.

    ResponderExcluir
  3. Então quem não joga em ALTO NÍVEL deve deixar de lado a vontade de jogar o esporte que mais gosta para não atrapalhar os craques de Curitiba? Me desculpe mas devo discordar.

    Em primeiro lugar eu não vejo partidas em ALTO NÍVEL no Brasil, por que afinal de contas a grande maioria dos atletas de FA (infelizmente) não vivem disso, e ralam muito durante a semana para manter o físico em dia em suas respectivas academias e afins. O que torna um empecilho para formação de uma EQUIPE de alto nível por mais forte,rápido e talentoso que um jogador possa ser o fato de possuir um ou dois treinos na semana, reduz atributos vitais de uma equipe como sincronismo, idéias coletivas, enfim atributos que só podem evoluir treinando junto. Basta assistirmos qualquer highlights de uma partida realizada no Brasil e 5 minutos de qualquer jogo da liga universitária, já é fácil notar uma boa diferença.

    Os times mais fortes que temos no Paraná possuem anos de existência, e já passaram pela caminhada que as novas equipes estão começando a enfrentar. Tomara que as equipes antigas continuem evoluindo cada vez mais, e desejo força a todos esses times novos, que provavelmente irão vencer essa transição em menos tempo, com a ajuda de jogadores antigos, campeonatos realizados, conseguindo informações e dicas preciosas etc... e dentro de poucos anos poderão disputar bons jogos contra tradicionais e consagrados campeões estaduais e nacionais.

    ResponderExcluir
  4. Em nenhum momento eu disse que quem não tem alto nível não merece jogar. E tem mais, quando citei ALTO NÍVEL, era baseado nos padrões nacionais. Acho sim um erro gravíssimo segmentar tanto o esporte em uma única cidade. Pararam para pensar que Curitiba tem, nesse momento, mais times (equipados ou não) do que todo o resto do estado? Cá entre nós, isso não é saudável. Se tivessemos oito times nas cidades da região metropolitana, como por exemplo um time em Agudos do Sul, um em Campo Magro, um em Cerro Azul, um em Doutor Ulysses, um em Quatro Barras e etc, certamente isso seria ótimo. Todavia, estamos falando de oito times em uma única cidade. Por que os 4 times menores, que (sem medo de errar na afirmação) devem ter aproximadamente 20 atletas REALMENTE ATIVOS, não se unem para gerar uma única equipe com 80 atletas ativos?

    Quantidade não é qualidade, e excesso de segmentação é um demonstrativo de desunião. Os times mais antigos ralaram muito para que hoje as coisas fossem mais acessíveis para novas equipes. Graças a esses esforços (que a desunião corrói) os times novos não precisam galgar crescimento durante cinco ou seis anos. O caminho das pedras está facilitado demais, mas segmentar não é favorável ao desenvolvimento do esporte, e administrativamente falando também não é muito inteligente.

    ResponderExcluir
  5. Falando como atleta e amante de FA e não jornalista.

    Eu sou a favor da criação de novos times em Curitiba, e em qualque cidade do estado, a cidade de Curitiba tem capacidade sim de abrigar 8, 10 times de FA, e isso só engrandece a nossa cidade e o nosso esporte, já existe vários times no norte e oeste do estado, cascavel red snakes, paranavai pionners, maringa pyros, londrina bristelbacks, e outros estão surgindo, e o que torna o nascimento desses times mais importante que os da nossa capital? o fato de eles estarem fora de curitiba, que preconceito tolo esse.
    e a fusão de times sim só vai desunir, acomodar um unica pessoa em um time é facil, mais... juntar quatro times, todos que estavão jogando nos seus respectivos times irão querer jogar, havera jogo de vaidade dentro do time e certamente esse time nao irá crescer.

    Os grandes times da nossa capital, já foram pequenos um dia, e se eles abriram essa porta outros times, só temos que agradecer, tem times na nossa capital que luta a anos pra se estabelecer e não conseguem como é o caso do Bacacheri Buster, e se o Predadores conseguiram se federar, jogar um campeonato paranaense,parabens a eles, e se analizarmos a campanha deles nao foi tão pior que a do Phantoms que é um time que já tem uma certa historia no FA paranaense, eles levaram mais pontos que Phantoms, mais o Phantoms com toda a tradição só fizeram 2 pontos a mais que o Predadores.

    Se eles crescerem será muito bom para no nosso estado e cidade, se não crescerem serviram base para atletas que queiram jogar em times fullpads, e será um verdadeiro seleiro de atletas.

    Parabens aos novos times e que a sua jornada seja vitoriosa

    ResponderExcluir
  6. Como eu disse, já não avalio o football apenas como entusiasta, até porque ele já está estabelecido. Já avalio o football com olhar crítico, porque não podemos mais cometer erros primários. O pensamento da união de times é completamente administrativo, porque grandes modalidades esportivas se destacam quando bem administradas, e não apenas quando bem difundidas em pequenos grupos.
    Todavia, se preferem montar vários times pequenos, do que alguns grandes e fortes, tudo bem, quem sou eu para julgar? Agora dizer que estou usando de preconceito é ignorancia, até porque não considero que os times lá de fora sejam mais importantes que os daqui da capital. Já tive o prazer de jogar contra o time do Bristtlebacks, e torço para que eles, Pioneers e Pyros, que são os três times dos quais conheço atletas, se equipem e entrem para o campeonato.

    Pensem que lindo isso:

    CURITIBA Brown Spiders
    Coritiba Crocodiles
    CURITIBA Hurricanes
    CURITIBA Predadores
    FOZ DO IGUAÇU Black Sharks
    PONTA GROSSA Phantoms
    PARANAVAÍ Pioneers
    LONDRINA Bristtlebacks
    MARINGÁ Pyros
    CASCAVEL Red Snakes

    Sete cidades representadas, a capital contando com quatro equipes, mas bem distribuídas pela região, o que não gera lotação.

    Agora, considerando as equipes já citadas acima, e incluindo mais quatro ou cinco equipes de CURITIBA, seria mais um campeonato suburbano com convidados do que um campeonato estadual.

    Repito, não tenho preconceito, e se for pra fazerem centenas de times em Curitiba, que façam bem feito, equipem, registrem, treinem e entrem com nível, mas que é quase banalizar o esporte, isso é. Quero que todos os que disputam o FA cresçam, sejam grandes, até orque defendo que o Paraná tem os melhores times, mas ainda acho exagero uma dezena de times em uma única cidade.

    ResponderExcluir
  7. Por falar em celeiro de atletas, acho que seria bem mais útil abrir uma ou duas "escolinhas" de FA, não pra categoria de base, mas para atletas de categoria adulta que queiram entrar. Isso daria a todos os que querem jogar a possibilidade de aprender o esporte, seriam observados pelos times já estruturados, e caberia como uma espécie de Draft. É mais útil e eficiente.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente pensamentos retrógrados sempre existirão... É sempre mais cômodo o caminho mais fácil, principalmente quando não se tem estrutura para gerir e suportar a triste e dura realidade deste esporte, no que diz respeito á formação.


    Devemos encarar os times iniciantes com respeito. Concordo quando se fala do surgimento desenfreado. Acho que deve-se pensar bem quando se deseja formar um novo time. Se está disposto a mendigar ajuda, perder todos os seus fins de semana nesta causa, se suporta a dificuldade financeira, técnica e motivacional. Porém, acho que ao contrário da depreciação, devemos incentivar e dar suporte.

    Posso falar pelo meu time somente, não por todos os demais que estão surgindo... Mas no UFPR LEGENDS, tivemos comer grama, suportar times tentando levar nossos atletas, times "iniciantes" desmotivando nosso trabalho. A diretoria e atletas trabalharam muito, buscamos uma gestão profissional e os resultados estão aparecendo. Temos campo, academia, onibus a disposição, estamos nos equipando de desde o início do ano estamos em contato com a FPFA nos posicionando. Hoje, com certeza, somos conhecidos e reconhecidos pelo que apresentamos até agora. Talvez os resultados em campo não apareçam de imediato, mas é notório que viemos pra ficar.

    O que temos de mais? Nós acreditamos, corremos atráz... E se for pra ter mais times em Curitiba ou no resto do estado, que busquem se especializar, pois o apoio ao FA está aumentando e permanecerá ativo quem se estruturar profissionalmente... também dou um conselho, não absorva comentários depreciativos pois muitas pessoas que não acreditaram nos seus sonhos "jogarão contra"... por fim, parafraseando um filme famoso digo... "A vitória é de quem acredita nela, e acima de tudo, quem acredita nela por mais tempo."

    ResponderExcluir
  9. Bem... transformemos o Paranaense, então, no Metropolitano...

    Como disse anteriormente, é minha opinião com olhar crítico do esporte e administrativo em relação aos times.

    ResponderExcluir
  10. Entao pelo visto o busters era mais 1 "escolinha" do brown spiders do q algo serio? tenso...

    ResponderExcluir
  11. Não, era um time sério.... diga-se de passagem o Busters foi o primeiro time menor de Curitiba a tentar enfrentar essa jornada, e justamente por ter mais experiencia nesse meio dos times menores e desestruturados é que temos um pensamento mais empreendedor, e nesse pensamento vimos que a melhor opção era nos unir ao Brown Spiders, time que tem uma filosofia muito semelhante à que nós adotávamos (sim, muitas coisas inspiradas no jeito Spiders de agir)

    Infelizmente dicas de pessoas com mais experiencia são vistas como "mau agouro". Se for pra existirem, torço para que não sejam pequenos pra sempre. Do contrario (quiçá nunca aconteça o contrário) vão lembrar do que eu disse

    ResponderExcluir
  12. quando a corda é puxada somente para o lado que interessa fica facil ver defeito em quem puxa do lado contrario. mas quando se perceber que esses 3,5 ou 20 times de curitiba vieram para um ideal só que é fazer o FA crescer pode ser que estas pessoas percebam qu estao erradas em ditar quantos times devem ou nao ter em uma cidade, estado ou pais.

    ResponderExcluir
  13. Guardians Saints,um time que veio com a intensão de recrutar e lançar novos jogadores.
    Eu jogo lá e estão de parabéns,sinceramente eu achei que não era tudo isso antes de ir,mais agora meu coração e GUARDIANS SAINTS to achando otimo o trabalho do time,não só eu mais sim todos que jogão lá

    ResponderExcluir
  14. Como eu disse, se for pra existir, que exista forte... Bruno, eu não to querendo ditar quantos times existem em uma cidade, a questão é que 6 times em uma única sede é um erro administrativo... Por exemplo, o Curitiba Predadores soube usar de uma malandragem (boa) e buscou a região metropolitana... Treinando em Pinhais, jogando em Colombo, conseguiram diversos apoios que são bem mais complicados de se conseguirem em Curitiba, especialmente junto às autoridades municipais...

    MAS como eu tbm já disse outras vezes, sou responsável apenas pelas minhas palavras, não pela interpretação dos outros...

    ResponderExcluir
  15. Você sabia que o Guardians Saints iniciou de um projeto social e que hoje vem beneficiando várias famílias de Curitiba, sabia também que a nível de estrutura direcional e administrativa, começaram no topo e que hoje além de ter academia gratuito para seus 90 atletas distribuidos em 3 categorias? Sabia também que na região do CIC, em parceria com várias empresas locais, esses jovens que são associados ao clube tem vários benefícios por serem associados ao clube? Sabia que atualmente várias empresas entram em contato com os dirigentes do clube para ajudarem no projeto, porque receberam uma cópia do mesmo e desejam filiar-se ao clube? Sabia que hoje o Guardians Saints já forneceu atletas de alto nivel para outros clubes de Curitiba? Sabia que existem 2 atletas que atualmente jogam no clube e hoje fazem parte da seleção paranaense de Futebol Americano? Você sabia que os Guardians Saints não só tem no projeto a modalidade de Futebol Americano, e sim outros esportes?Você sabia também que hoje o projeto Guardians Saints tem recebido apoio de vários clubes de curitiba e do Brasil todo para continuarem com o projeto?
    Então....? não Sabia? Ok....procure saber então e verás que não somos só um time de Futebol Americano, somos mais que isso! Somos um projeto de vida, de mudança de vidas por uma juventude mais Forte! Agora por fim, conseguimos apresentar nosso projeto para a prefeitura da cidade e sabe o que obtivemos como novo parceiro? Sim...isso mesmo, a prefeitura de Curitiba, a Smel, entre outros! Porue disso tudo? Porque acreditam em nós, em nosso projeto, e por tudo o que já conseguimos e iremos conseguir!!!!

    ResponderExcluir