Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil Open 2011


     Entre os dias 5 a 12 de fevereiro acontece na Costa do Sauípe o Brasil Open, principal competição do tênis brasileiro, único nacional que integra a lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
    
     Demorou sete anos para o Brasil voltar a figurar no cenário mundial do tênis. Em 2001, na paradisíaca Costa do Sauípe, a Octagon Koch Tavares finalmente conseguiu espaço no calendário da ATP e realizou o primeiro Brasil Open, torneio que contou com a presença do então número 1 do mundo, Gustavo Kuerten, e de outros bons nomes do circuito profissional.

Reserva de Favre no começo da carreira, Aaron Rodgers leva o MVP da final


     Não é fácil para qualquer jogador ter que ser o sucessor de um dos maiores da história. Porém, não tardou muito para Aaron Rodgers conseguir fazer os torcedores do Green Bay Packers esquecerem do maior jogador de sua história, Brett Favre.
     Reserva de Favre nos seus primeiros anos na NFL, Aaron Rodgers assumiu a titularidade em Green Bay depois que o veterano quarterback foi para o New York Jets, em 2008. E logo no seu terceiro ano como jogador principal da equipe, Rodgers voltou a dar um título de Super Bowl para os Packers depois de 14 anos, sendo o MVP (melhor jogador) da final.
     Rodgers teve uma atuação impecável neste domingo na vitória por 31 a 25 sobre o Pittsburgh Steelers, resultado que deu quarto título de Super Bowl na história da franquia. O quarterback acertou 24 de 39 passes, sendo três deles resultantes em touchdowns.

Christina Aguilera erra hino dos EUA durante o Super Bowl


     A cantora Christina Aguilera gerou polêmica no último domingo ao errar a letra do hino nacional dos Estados Unidos diante de mais 100 mil pessoas no Cowboys Stadium, em Dallas, além de outras dezenas de milhões ao redor do mundo, na abertura do Super Bowl (final do futebol americano).
     Em um comunicado oficial da assessoria da cantora, Aguilera explicou que a emoção era tanta que acabou se confundindo. "Só espero que todos tenham sentindo o meu amor por este país e que eu tenha transmitido o verdadeiro espírito do hino", disse.

Packers faturam o quarto título de Super Bowl na história


     O Green Bay Packers era o inexperiente da decisão, apenas dois jogadores da equipe tinham estado na final da NFL (Liga profissional de futebol americano) em suas carreiras contra 25 do Pittsburgh Steelers. Porém, foram os maiores campeões da história, Steelers, que titubearam no jogo mais importante da temporada como se jamais estivessem nesse tipo de situação.

     Aproveitando-se de muitos erros do adversário, que cedeu três turnovers, e não cometendo nenhum, os Packers venceram os Steelers por 31 a 25 neste domingo e faturaram o quarto título de Super Bowl de sua história, o primeiro após o fim da era do lendário Brett Favre, que levou Green Bay ao topo em 1997 pela última vez.

     Os hexacampeões do Super Bowl Steelers cometeram três turnovers, sendo duas interceptações do quarterback Ben Roethlisberger, ao longo da partida e Green Bay anotou 14 pontos aproveitando os erros do adversário, estatística crucial para a vitória dos Packers.

 

      O grande nome da final foi o quarterback dos Packers Aaron Rodgers, reserva de Favre nos seus três primeiros anos de NFL, que completou 24 de 39 passes, sendo três deles resultantes em touchdowns, para 304 jardas aéreas. O principal alvo do lançador de Green Bay foi o wide receiver Jordy Nelson, que teve 140 jardas e anotou um TD no jogo. Greg Jennings recebeu dois passes na endzone adversária.

     Mesmo não contando com um dos maiores cornerbacks da NFL (Charles Woodson) durante o jogo inteiro, os Packers conseguiram duas interceptações com Nick Collins e Jarett Bush.

     Decisivo no último título dos Steelers há dois anos atrás, quando conduziu a campanha da vitória nos últimos segundos, Big Ben foi mal neste domingo, completando 25 de 40 passes para dois touchdowns. O lançador de Pittsburgh foi interceptado duas vezes na partida.

Clay Matthews e Aaron Rodgers comemoram o título dos Packers
 
     Pittsburgh chegou a estar perdendo por 21 a 3 pouco antes do intervalo e diminiuiu a diferença para três pontos durante o segundo tempo de jogo. Mesmo assim, a defesa do Green Bay Packers conseguiu conter o ataque comandado por Ben Roethlisberger e evitou o terceiro título em cinco anos de Pittsburgh.

     Os Packers chegaram aos playoffs como cabeça de chave número 6, muito disso por conta das inúmeras contusões que prejudicaram a equipe ao longo da temporada regular como Aaron Rodgers, Clay Matthews e Ryan Grant, que perderam partidas por lesões.

     Mesmo assim, os Packers venceram todos os seus jogos fora de casa nos playoffs e se tornaram a segunda equipe a chegar na pós-temporada como cabeça 6 e levar o título. A outra havia sido justamente o Pittsburgh, em 2005.

Campeões do Australian Open


     O tenista sérvio Novak Djokovic, terceiro colocado no ranking mundial da ATP, não tomou conhecimento neste domingo do escocês Andy Murray, quinto, venceu por 3 sets a 0 e conquistou o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2011 do tênis. As parciais foram de 6-4, 6-2 e 6-3, após duas horas e 39 minutos de duelo.

     Este é o segundo título de Grand Slam de Djokovic, que já havia vencido o mesmo Australian Open três anos atrás. Ele também já chegou a duas decisões de US Open, mas caiu em 2007 (para Roger Federer) e no ano passado (para Rafael Nadal). "Nole" vive o melhor momento da carreira e é o grande herói atual do esporte sérvio, tendo levado o país ao título da Copa Davis no fim de 2010.

     A final desta manhã no Brasil, já noite em Melbourne, marcava a primeira decisão de Grand Slam em três anos sem a presença de Nadal ou Federer, os líderes do ranking e dominadores do tênis mundial. E era também a chance de um britânico, Murray, quebrar um gigantesco tabu. Desde 1936, com Fred Perry, a Grã-Bretanha não tem um tenista campeão de Grand Slam na chave de simples.

     A belga Kim Clijsters conquistou pela primeira vez o título do Aberto da Austrália. Neste sábado, ela venceu a chinesa Na Li de virada por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 6-3 e 6-3.

     A cabeça de chave número 3 já havia levantado por três vezes o troféu de campeã do US Open (2005, 2009 e 2010). Já Na Li chegou a sua primeira final de um torneio Grand Slam.

     Em Melbourne, a belga bateu na trave diversas vezes. Em 2002, 2003, 2006 e 2007 foi semifinalista, chegando à decisão apenas em 2004, quando perdeu para a compatriota Justine Henin. Após sete participações, a tenista finalmente conseguiu levantar o troféu.